Sem categoria

Ações humanitárias trazem esperança em meio à adversidade no Amapá

Força Nacional passou a integrar missões no Amapá. Equipamentos, infraestrutura e homens atuam com equipes locais no combate a incêndios e outras missões humanitárias

Luciane Alves – Da Redação

Cel. Alexandre Veríssimo ladeado por integrantes da Força Nacional

Abafadores de fogo, bomba costal, micro-ônibus, picapes e agentes de segurança já estão em solo amapaense para auxiliar nas ações humanitárias que atuam no combate aos eventos climáticos que atingem o Amapá.

No dia 24 de novembro o Governo Federal declarou estado de emergência no Amapá devido à intensa estiagem. Com o decreto, a União conseguiu desbloquear mais de R$ 10 milhões para as ações humanitárias e ao envio de apoio da Força Nacional.

Um dos veículos da Força Nacional no Estado do Amapá

Os veículos recebidos permitem trânsito a locais de difícil acesso na floresta. Os abafadores de fogo e as bombas costais funcionam como extintor nas operações de combate direto ao fogo, resfriando a área.
Além de recursos financeiros e equipamentos a Força Nacional enviou 37 profissionais, de vários estados, que se integraram às equipes locais de enfrentamento às queimadas, principalmente. As equipes também auxiliam nas missões relacionadas às tribos indígenas que vem sofrendo sérios transtornos com a chamada praga da mandioca. Um dos maiores focos da doença que assola a mandiocultura fica no município de Oiapoque, distante 590 quilômetros da capital, Macapá.

Cel. Alexandre Veríssimo – Coordenador Estadual de Defesa Civil

De acordo com o coronel Alexandre Veríssimo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e coordenador da Defesa Civil Estadual, todo recurso recebido já está sendo empenhado.
“O recurso que já estamos empenhando nesta terça-feira (5) vai ajudar consideravelmente na aquisição de cestas básicas, água mineral e no que for necessário para suprir a necessidade da população atingida pela situação a qual foi decretado estado de emergência. Até o transporte da balsa será pago com esses recursos da Secretaria Nacional da Defesa Civil. As localidades de Oiapoque e Carnot, que sofrem com a praga da mandioca, também receberão ajuda da ação humanitária que levará toneladas de farinha para as comunidades afetadas”, destacou ele.

Membros da Ação Humanitária definindo ações

O reforço também irá intensificar os trabalhos da Operação Amapá Verde, implementada pelo governo do Estado, em agosto, com o objetivo de enfrentar os incêndios florestais nos municípios mais afetados pela seca.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo