Banner principalPolícia

Dois suspeitos de envolvimento na morte de bebê morrem durante confronto com o Bope

Alvos da operação ‘Angelus’ teriam resistido à prisão e trocado tiros com policiais da Rotam e COE nos bairros Buritizal e Araxá, na manhã deste sábado, (18)

Elden Carlos / Editor

Dois homens identificados como Demilton Damasceno dos Santos, de 44 anos, e Ailton Pereira de Araújo, de 28 anos, o ‘Altinho’, foram mortos no início da manhã deste sábado (18) durante confrontos distintos com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que integram a operação ‘Angelus’, comandada pela Delegacia de Homicídios, e que é resultado de uma investigação que apura a morte do bebê Aquiles Felipe Alcântara dos Santos, de 8 meses, que foi baleado e morto no colo da mãe na noite de 21 de setembro deste ano no conjunto Jardim Açucena, bairro Novo Buritizal, Zona Sul de Macapá.

A mãe de Aquiles, Taiane Alcântara de Souza, de 22 anos, foi alvejada na mão direita. O ataque – que teria sido feito de dentro de um carro de passeio – também resultou na morte de Ricardo dos Santos Barbosa Júnior, de 27 anos, que trabalhava como entregador de mercadorias em um mercantil da região. Não foram dados maiores detalhes sobre a investigação.

  • Operação

A operação deste sábado foi deflagrada pelas forças de segurança para cumprimentos de mandados de prisão, busca e apreensão contra os envolvidos na morte do bebê.

  • 1º confronto

A primeira ocorrência teria acontecido em área de passarela localizada no final da Avenida Armando Limeira Pontes, bairro Buritizal. O alvo das ordens judiciais era Demilton Damasceno. Segundo relatório do comandante da guarnição da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), os policiais chegaram no endereço e tentaram entrar na residência. Demilton teria fugido pelos fundos do imóvel, efetuou disparos e se homiziou na casa ao lado, tentando fazer um adolescente refém, mas a ação foi frustrada. Após novos disparos ele acabou alvejado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito no local. Com o atirador a polícia apreendeu um revólver calibre 38 usado no confronto.

  • 2º confronto

Quase que simultaneamente à ocorrência do bairro Buritizal, policiais da Companhia de Operações Especiais (COE), foram recebidos a tiros por Ailton Pereira em uma passarela do bairro Araxá, também na Zona Sul da capital. Ele também era alvo dos mandados de prisão, busca e apreensão, mas decidiu confrontar os militares e ao trocar tiros acabou abatido. O socorro médico também foi priorizado, mas ele não resistiu e morreu no local.

Ambos os corpos foram removidos para o Departamento de Medicina Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) para serem necropsiados. O resultado da operação Angelus deverá ser divulgado na segunda-feira (20).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo