Força Integrada deflagra operação contra esquema de tráfico de drogas operado de dentro do Iapen
Operação ‘Calcanhar de Aquiles’ cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em Macapá. Operação investiga esquema de tráfico de drogas que vinha sendo operado de dentro do Iapen
Elden Carlos / Editor
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amapá (FICCO) cumpriu 13 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (16) em quatro bairros da capital durante a operação ‘Calcanhar de Aquiles’, que investiga o tráfico de drogas operado por uma organização criminosa cuja principal liderança está reclusa no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), e que também foi alvo dos mandados de busca e apreensão.
As equipes cumpriram as ordens judiciais em imóveis localizados nos bairros Infraero I e II, Brasil Novo e Perpétuo Socorro. Um homem foi preso em flagrante por posse ilegal de munição. De acordo com a Polícia Federal (PF), em junho deste ano, durante a operação ‘One Hundred’, duas pessoas foram presas em flagrante e a partir da análise do material apreendido se identificou um forte comércio de distribuição e venda de produtos entorpecentes.
O principal operador do esquema está preso no Iapen, e mesmo assim comandava o comércio ilegal de drogas. Ainda segundo as investigações, o líder do grupo prometia aos faccionados que melhor se destacassem nas tarefas da organização o controle de determinadas áreas do tráfico. Os investigados vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Em caso de condenação as penas podem chegar a 23 anos de prisão.