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Cresce número de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos 

Levantamento mostra que 1 em cada 5 passageiros foi afetado por atrasos e cancelamentos até setembro deste ano, ante 1 em cada 6 em 2022

A proporção de passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos cresceu até setembro e já superou todo 2022. É o que aponta levantamento da AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas e que já atendeu de cerca de 20 milhões de pessoas.

Somados, atrasos e cancelamentos superiores a 15 minutos afetaram 12.519 milhões de passageiros no País até setembro deste ano (1 em cada 5). Em todo o ano passado, os atingidos pela somatória das duas ocorrências foram 13.253 milhões (1 em cada 6).

Em números absolutos, mais passageiros foram atingidos por cancelamentos. Até setembro deste ano foram 1,8 milhão (1 em cada 38). O total em 2022 foi de 1,3 milhão (1 em cada 64).

Proporcionalmente, mais passageiros foram atingidos por atrasos superiores a 2 horas. Até setembro de 2023 foram 527 mil os afetados por esse tipo de ocorrência (1 em cada 132). Em todo o ano passado os atingidos somaram 589 mil (1 em cada 164). Este tipo de ocorrência, quando não provocado por questões meteorológicas ou de força maior, pode originar pedidos de indenização às companhias aéreas.

Segundo levantamento da AirHelp, 1 em cada 29 passageiros preenche os requisitos de elegibilidade para solicitar indenização financeira às companhias aéreas por transtornos causados por atrasos e cancelamentos. Em 2022 essa proporção foi de 1 em cada 44 passageiros.

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