Cidade

Pacientes da Unacon participam de roda de conversa sobre importância do autocuidado 

As pacientes da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (Unacon) receberam orientações sobre autocuidados, como parte do Outubro Rosa, campanha de combate ao câncer de mama e colo de útero. A iniciativa é do projeto ‘Garotinhas Solidárias’, em conjunto com a Liga Acadêmica de Enfermagem e Saúde Coletiva de uma instituição de ensino privada do Amapá, com apoio do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). 

A troca de experiências oportunizou o acolhimento coletivo entre as pacientes, que se viram na história uma da outra. É o que destaca Maria das Neves, integrante do projeto Garotinhas Solidárias e paciente da unidade.

“Para a gente, o tema do Outubro Rosa deste ano é o acolhimento e foi através dessa união de esforços que estamos aqui hoje, ouvindo as pacientes e somando com a história de cada uma. E o mais importante é dizer a todos que o câncer tem cura sim. eu venci dois, todos nós podemos vencer”, afirma Maria.

Sarah Santos é paciente da Unacon há três anos, Para ela, uma rede de apoio bem estruturada após o diagnóstico é um dos principais fatores para o sucesso de um tratamento oncológico.

“Após um diagnóstico, digo que uma das coisas mais importantes é a rede de apoio em que estamos inseridas. Iniciativas como essa servem para que a gente possa ajudar pessoas próximas e, às vezes, aqueles que nem conhecemos. Eu não posso enxergar o câncer só pelo lado negativo, da batalha, mas preciso lembrar também que eu ainda posso viver”, completa Sarah.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo