IAPEN integra “Operação Mute” para retirada de celulares de unidades prisionais
Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou nesta segunda-feira (16) a “Operação Mute” que ocorre no Amapá e mais 22 estados simultaneamente.
O objetivo é identificar e retirar celulares das unidades prisionais como forma de combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência nas ruas.
A Operação Mute se divide em dois momentos: primeiro cortar a comunicação com uso de tecnologia que embaralha o sinal e em seguida buscar os aparelhos com ações de revistas em pavilhões e celas. Policiais penais estão agindo nos estados do Amapá, Acre, Bahia, Espírito Santos, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Piauí, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo de forma coordenada.
No IAPEN a operação contou com 28 policiais penais, tanto do Grupo Tático Prisional (GTP), quanto da equipe de plantonistas, para retirada dos internos das celas, contenção no pátio e revista no pavilhão. Foram apreendidos mais de 50 celulares além de carregadores e fones de ouvido. A operação segue até o dia 20 de outubro, em âmbito nacional.