Operação Guardiões do Bioma apreende carga de madeira avaliada em 8 mil reais
Neste fim de semana, a Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), durante Operação Guardiões dos Biomas, prendeu um homem em flagrante por receptação e por receber madeira sem a exibição de licença outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento.
De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da operação, as apreensões e prisão ocorreram na região do Maracá, no município de Mazagão, a partir de denúncia anônima de extração ilegal de madeira.
“Na área denunciada, encontramos diversas árvores derrubadas e algumas madeiras beneficiadas. Ao fazermos o mapeamento do local, encontramos um caminhão aberto que estava entrando em um dos ramais. Fizemos a abordagem de três homens e a revista no veículo. No automóvel, encontramos uma motosserra, gasolina e óleo lubrificante. Um dos indivíduos assumiu que estava indo buscar madeira dentro da área de mata e que os outros dois estariam trabalhando para ele. Além disso, afirmou que não não sabia a quantidade exata de madeira, porém avaliava o material em R$ 8 mil. Por não apresentarem o Documento de Origem Florestal – DOF, tampouco da motosserra, os envolvidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Mazagão”, explicou o delegado.
Foram apreendidos a carga de madeira
O delegado informou ainda que a integração entre as Delegacias de Polícia do interior do estado do Amapá é peça chave no combate aos crimes ambientais.
O homem preso será encaminhado à audiência de custódia.