Governo do Amapá divulga protocolo de atendimento de saúde para o Círio de Nazaré 2023
O Governo do Amapá preparou um protocolo de atendimentos de saúde para uma das maiores manifestações religiosas do estado, o Círio de Nazaré 2023, que tem seu ponto alto neste domingo, 8, na tradicional procissão que percorre quatro quilômetros, desde o Santuário de Fátima, no bairro Santa Rita, até a Igreja de São José, no Centro de Macapá.
Para o Círio Fluvial, que acontece neste sábado, 7, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disponibiliza uma lancha de resgate (ambulancha) para atender os fiéis na romaria que percorre o rio Amazonas.
Para a procissão de domingo, haverá duas ambulâncias de suporte avançado de urgência e emergência, com equipes de profissionais de saúde, para dar suporte à população. Em outra frente, também haverá apoio na segurança, com 250 bombeiros e policiais militares atuando.
A Sesa também articulou junto à organização do Círio o abastecimento do ponto fixo em saúde, com medicações e correlatos, além de equipes médicas para facilitar o acesso aos atendimentos.
“É um evento religioso de grande magnitude, então reforçamos nossas equipes e montamos um esquema de assistência diferenciado, priorizando a rapidez e colocando nossas unidades móveis em pontos estratégicos”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Como parte da organização logística para o dia do Círio, a Sesa montou um fluxo assistencial de atendimento para os fiéis, garantindo suporte aos casos de desidratação, fadiga muscular, hipoglicemia, desmaio, entre outros.
Pacientes classificados como baixa complexidade, serão atendidos pelas equipes do ponto fixo e ambulâncias de suporte básico envolvidas diretamente na programação do Círio, ou serão direcionados pela regulação médica para Unidade Básica de Saúde do Perpétuo Socorro. Para os casos de alta complexidade as ambulâncias de suporte avançado e o Hospital de Emergências darão o suporte de retaguarda para a população.