Dois faccionados morrem durante troca de tiros no município de Santana
Equipes do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), Companhia de Operações Especiais (COE), 6º Batalhão, Companhia Especializada em Radio Patrulhamento Motorizado (CERPM) e o Grupo Tático Aéreo (GTA) foram acionados na noite desta quarta – feira (04) para o município de Santana e efetuar abordagens em indivíduos extremamente perigosos e integrantes de facção, que estavam em posse de armas de fogo no bairro Hospitalidade.
Segundo denúncias anônimas via Centro Integrado de Operações e Defesa Social (CIODES), os indivíduos diariamente faziam disparos pelo bairro, e que o endereço localizado na Avenida 15 de Novembro, bairro Hospitalidade, ainda era usado pelos suspeitos para execuções de rivais.
No local, policiais fizeram uma abordagem de busca pessoal em um homem identificado como Hélio Roberto Gomes Gemaque, onde foi encontrado uma pistola calibre .380 em sua cintura, que este não reagiu a abordagem e neste momento foi dado voz de prisão. Ao ser interrogado pelos militares, o homem informou que outros individuos estavam portando armas de fogo em endereço próximo do local da abordagem e que ele e os outros suspeitos tinham entre outras funções a de guardar armas para a facção criminosas a qual pertencem.
Após essas informações, as equipes se dividiram para tentar localizar os demais individuos armados, e uma equipe do COE ao tentar abordar um infrator de nome Joabe dos Santos de Souza, que responde por furto e homicídio, correu para dentro de uma residência não obedecendo a ordem policial, vindo a sacar uma arma de fogo disparando de forma agressiva contra a equipe. Que de forma proporcional e sem outra alternativa também disparou com arma de fogo contra o criminoso, vindo a ser alvejado.
Enquanto a policia militar concluía a ocorrência que alvejou o criminoso Joabe, um novo confronto armado aconteceu entre a equipe do GIRO e outro criminoso, identificado como Evan Paes de Oliveira, em outro local indicado pelo faccionado Hélio Roberto. O criminoso estava nos fundos de um quintal e que o infrator não obedeceu ordem de parada da Polícia Militar e invadiu uma residência por trás que estava com as portas abertas. Nesse momento disparou com arma de fogo contra a equipe, vindo a ser alvejado pelos policiais do giro que revidaram a agressão do criminoso. Evan Paes de Oliveira estava com uma pistola de calibre 9mm e respondia pelos crimes de homicídio e receptação, além de integrar uma facção criminosa.
A PM solicitou socorro de urgência para o local, tendo em vista o mesmo apresentava visíveis sinais vitais, mas equipe do samu constatou os óbitos dos dois infratores, sendo solicitado a perícia para o local e polícia científica para efetuarem a remoção dos corpos dos criminosos.