As “Operações Hórus e Paz”, que reúne as forças de defesa social, tiveram balanço parcial de dois meses, divulgados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
As duas ações, deflagradas em todo o estado, reforçam a atuação policial contra grupos criminosos e a prática de crimes violentos, além da apreensão de armas, drogas, através de prisões e abordagens a pessoas e veículos.
A operação Hórus, iniciada em julho, e a Paz, em setembro, fazem parte do acordo entre o Governo do Amapá e o Ministério da Justiça, e estão dentro do planejamento estratégico da segurança pública, com objetivo de implementar ações de prevenção, vigilância, fiscalização e controle nas regiões de fronteiras, divisas e áreas de interesse operacional.
“Mais uma vez a Segurança Pública, dentro do planejamento estratégico de combate ao crime do Governo do Estado, apresenta para a população números extremamente exitosos”, frisou o secretário de Segurança, José Neto.
Apreensões
- 92 pessoas presos, sendo cumpridos 18 mandados de prisão;
- Apreensão de 28 armas de fogo, entre elas, revólveres, pistolas, espingardas e simulacros;
- Apreensão de 1.172 porções de drogas como, craque, skank, maconha e cocaína;
- Abordagem de 8,1 mil pessoas e mais de 4 mil veículos nas 298 barreiras montadas em pontos estratégicos mapeados pelas equipes policiais;
- Registro de 76 boletins de ocorrências;
- Foram realizados ainda, 67 perícias de balística e 34 em objetos apreendidos.
Novo ciclo
Neste domingo, 1º, novos ciclos de ações preventivas e ostensivas das operações foram iniciadas no Amapá. Dentro do planejamento operacional da Hórus e da Paz, já foram contemplados os municípios de Santana, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari, Calçoene, Porto Grande, Oiapoque e Macapá.