Cidade

Segurança na 52ª Expofeira terá uso de drones e monitoramento facial

Com reforço da tecnologia, o Governo do Estado vai atuar fortemente para garantir a segurança do cidadão nos 10 dias da 52ª Expofeira do Amapá, que inicia nesta sexta-feira, 29, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O evento contará com drones operacionais e sistema de monitoramento facial, com câmeras de alta definição, que vão acompanhar o público desde as entradas na feira, para identificar possíveis criminosos e foragidos da Justiça, em tempo real. Todos os 330 mil m² do parque estarão sendo observados e acompanhados pelos agentes das forças de segurança pública.

O videomonitoramento, que será utilizado na Expofeira, foi adquirido através de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), juntamente com a Polícia Civil (PC), Polícia Científica (PCA) e Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), com a Empresa Argos.

De acordo com a Sejusp, o sistema conta com cadastro de mais de 2 mil fichas criminais, para dar subsídio aos equipamentos tecnológicos, por meio da estruturação de um banco de dados de foragidos do sistema prisional e pessoas com mandado de prisão judicial expedido. Com essas informações serão realizadas comparações biométricas, instantâneas, com uso de inteligência artificial.

O trabalho tecnológico contará ainda com o monitoramento de tornozeleiras eletrônicas, para pessoas que cumprem penas e restrições judiciais acompanhadas.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo