A pesca esportiva será destaque durante o Fest Verão Iratapuru, marcado para o mês de outubro, no município de Laranjal do Jari, no extremo norte do estado. O Governo do Amapá apoia a programação.
Uma equipe da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura e um grupo de acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) estão na Reserva de Iratapuru, área rica em biodiversidade, onde será realizada a pesca esportiva, para mapear pontos e catalogar as espécies.
Além disso, a secretaria também vai oferecer capacitação e apoio técnico para a equipe responsável pelo festival promovido pela Prefeitura de Laranjal do Jari.
O objetivo do evento é impulsionar a pesca esportiva não apenas como um esporte, mas também como uma atividade que promove a conscientização ecológica e desenvolve o turismo ecológico e sustentável na região.
A pesca esportiva, que combina a paixão pela pesca com a conservação da natureza, está ganhando força no Amapá.
“O 3º Fest Verão Iratapuru promete ser um evento emocionante, que combina esporte, natureza e educação. Este é um passo significativo para o Amapá, que está posicionando-se como um destino de destaque na pesca esportiva no Brasil”, ressaltou o secretário de Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira.
- Pesca esportiva
A modalidade é uma variação da pesca recreativa, sem que dela dependa a subsistência do pescador. O objetivo não é comer ou vender peixe fisgado, a ideia é que eles sejam sempre devolvidos à água. Portanto, existem técnicas e segredos para manter os peixes vivos após fisgados.
Além disso, a pesca esportiva é focada em competições com um determinado conjunto de regras ou objetivos. Existem competições cujo foco é a captura dos maiores peixes possíveis. Mas, existe competições nas quais se avaliam os mais pesados e os mais raros, além de concursos para se determinar quem pega mais peixes num certo período de tempo.