Programa de qualificação profissional vai capacitar jovens em Macapá, Santana e Porto Grande
Programa faz parte dos objetivos da nova gestão no incentivo ao empreendedorismo e geração de renda, com foco nas pessoas de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social
O Governo do Amapá e o Sebrae iniciam na segunda-feira, 18, as aulas de qualificação profissional do projeto Jovem Descolado. O objetivo é garantir mais oportunidades no mercado de trabalho para a juventude dos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande. O programa faz parte dos objetivos da nova gestão no incentivo ao empreendedorismo e geração de renda, com foco nas pessoas de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.
Quem coordena a política pública é a Secretaria de Estado de Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv).
“É uma oportunidade para quem almeja aprender uma atividade profissional, garantir renda e oportunizar novos empreendimentos em suas respectivas áreas”, frisa a secretária de Juventude, Priscila Magno.
A parceria alcança pessoas de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social que sejam beneficiárias dos programas sociais do governo federal ou estadual e que tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio ou superior.
O Jovem Descolado inclui aulas e atividades práticas que simulam as vivências corporativas nas áreas do Empreendedorismo, Inovação e Habilidades Socioemocionais, todas fundamentais para o mercado de trabalho atual.
A gestora de projetos do Sebrae Amapá, Thaís Tabosa, destaca que o projeto traz propostas mais direcionadas às inovações tecnológicas que, atualmente, impactam o exercício de inúmeras profissões.
“É um projeto que busca a inclusão produtiva dos jovens e garante o alcance de resultados positivos para a carreira e para a vida pessoal daqueles que serão atendidos”, comenta a gerente.