Um dos destaques da operação foi a apreensão de 30 quilos de entorpecente, do tipo crack. Um foragido do Pará, que responde por roubo e homicídio, foi preso transportando a droga
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou, nesta terça-feira, 22, o balanço da segunda fase da Operação Hórus, no município de Santana. Os dados mostram que a estratégia resultou em cinco prisões, sendo quatro em flagrante e uma por cumprimento de mandado de prisão. Outras cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia de Santana para prestar esclarecimentos sobre outras ocorrências e três armas de fogo foram apreendidas pelas equipes.
Um dos destaques da operação foi a apreensão de 30 quilos de entorpecente, do tipo crack. Um suspeito foi interceptado pela Polícia Militar (PM-AP), após denúncia recebida pelos agentes públicos. De acordo com o homem detido, o entorpecente seria entregue em um bairro da Zona Sul de Macapá. O suspeito era foragido do estado do Pará pelos crimes de homicídio e assalto à mão armada.
Nas doze barreiras de checkpoint montadas estrategicamente pela cidade, mais de 200 pessoas foram abordadas; 233 veículos, entre carros e motocicletas, também foram fiscalizados pelas equipes da Operação Hórus. Houve, ainda, a abordagem de 133 pessoas suspeitas durante as rondas ostensivas e repressivas do policiamento.
Nesta fase, mais de 60 policiais militares atuaram durante 24 horas, com policiamento ostensivo, repressivo e preventivo especializado, incursões em áreas de risco, abordagens a suspeitos, barreiras no trânsito para averiguação de veículos, cumprimento de mandados de prisão e fiscalização de embarcações na Área Portuária.
Todo o trabalho policial foi planejado para atuar nas áreas previamente mapeadas e monitoradas pelos setores de Inteligência das polícias Militar (PM) e Civil (PC) e da Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop/Sejusp). A ação conta, ainda, com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM.
- Operação Hórus em Calçoene
Assim como aconteceu em Santana, a Operação Hórus segue, agora, para o município de Calçoene, incluindo o distrito de Lourenço, no interior do estado. As ações policiais já iniciaram nesta quarta-feira, 23, e seguem até dia 31 de agosto.
As ações da Hórus no Amapá são resultado das tratativas alinhadas pelo governador Clécio Luís junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que garantiu recursos para a extensão da operação a outros municípios amapaenses.