Banner principalPolícia

Pelo fim da violência contra a mulher, PC deflagra “Operação Shamar”

No mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Governo do Amapá deflagrou nesta segunda-feira, 21, a Operação Shamar, que tem o objetivo de promover a conscientização para o combate à crimes contra mulher e ao feminicídio através da mobilização social, com medidas educativas e preventivas, em todo o estado. A ação, que integra o “Agosto Lilás”, seguirá até o dia 15 de setembro.

As forças da Segurança Pública do Amapá atuarão nos 16 municípios, mas nas cidades de Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Itaubal, Cutias e Pedra Branca do Amapari, que foram escolhidas estrategicamente pela coordenação da operação, por questões de localização e também por não possuírem delegacias especializadas que tratam de crimes contra as mulheres, a atuação será intensificada.

A delegada Marina Guimarães, titular da Delegacia de Crimes Contra Mulher (DCCM) de Macapá e coordenadora da ação no estado, explica que a pretensão é manter as ações integradas entre os órgãos envolvidos, além do Agosto Lilás.

“Estaremos com o efetivo total da Delegacia da Mulher empenhado nessa operação. O papel para a redução da violência doméstica não é só da segurança pública de uma maneira geral, a preocupação tem que ser de todos nós cidadãos”, destacou a delegada.

Dentre as ações da operação estão a fiscalização do cumprimento de medidas protetivas, análise de procedimentos nas delegacias, para dar vazão às demandas reprimidas, levantamento dos boletins de ocorrências para, se necessário, chamar as vítimas, além da mobilização da Rede de Atendimento à Mulher (RAM), da Secretaria de Politicas para Mulheres (SEPM).

Outro ponto abordado como primordial pela coordenadora da operação é que o conhecimento sobre a prevenção da violência contra a mulher seja levado e multiplicado dentro da casa das pessoas, principalmente com as crianças.

A Operação Shaman é uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com governos estaduais. No Amapá a ação está sob a coordenação da DCCM da Polícia Civil em conjunto com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com apoio da Polícia Militar (PM), Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm), Poder Judiciário e Guarda Municipal de Macapá.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo