Banner principalCidade

Trabalhadores da Jari Celulose iniciam serviços de reparo e empresa sinaliza retomada da produção

Acordo firmado entre trabalhadores e diretorias da Jari Celulose resultou no retorno dos profissionais para, inicialmente, realizarem os serviços de reparo e manutenção do parque industrial

Elden Carlos / Editor

Mais de 300 funcionários da empresa Jari Celulose, localizada na área limítrofe entre os municípios de Almeirim (PA) e Laranjal do Jari (AP), na região Sul do estado amapaense, foram convocados pela diretoria da empresa a retornar aos postos de trabalho nesta segunda-feira (21). Eles farão inicialmente o serviço de reparos e manutenção para que a empresa volte a operar com a produção.

O deslocamento dos trabalhadores para a fábrica foi acompanhado pelo colaborador do Equinócio Play no Vale do Jari, Dalto Pacheco.

O chamamento foi feito após reunião entre representantes das diretorias de gestão e financeira da empresa e trabalhadores. As diretorias anunciaram pagamento de parte dos salários atrasados e outras vantagens. A Jari Celulose suspendeu as atividades há mais de um ano alegando incapacidade financeira. A empresa enfrenta uma série de problemas anteriores à pandemia da Covid-19.

Estimasse que entre os trabalhadores da fábrica e empresas terceirizadas a Jari Celulose gere cerca de 4 mil postos de trabalho. Apesar de a empresa estar do lado paraense, o maior volume econômico é movimento na região do Vale do Jari, de onde são provenientes a maioria dos trabalhadores.

Entre os muitos problemas encontrados na estrutura da fábrica, desde a suspensão das operações, estão o comprometimento das caldeiras e o sistema gerador do parque industrial. Somente após esse trabalho de recuperação é que as atividades de produção serão retomadas.

Informações e imagens: Dalto Pacheco (Vale do Jari)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo