Estado recebe primeiro caminhão com auto escada mecânica para combate à incêndios
O Governo do Amapá entregou, nesta quinta-feira, 27, a primeira autoescada mecânica para reforçar as ações de combate a incêndios e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM). No evento, que reuniu várias autoridades do estado, em frente a Fortaleza de São José de Macapá, os militares realizaram demonstrações da utilização da viatura e dos equipamentos que passam a atuar na proteção da sociedade.
A aquisição do veículo especial para grupos de resgate do mundo, fabricado na Alemanha, foi a primeira licitação internacional realizada pelo Governo do Estado, garantida com investimento de R$ 8 milhões, através de recursos de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre e contrapartida do Executivo Estadual. O projeto da licitação foi elaborado e executado pelas Coordenadorias de Projetos do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
“Vou resumir essa entrega em duas palavras: salvar vidas! Macapá, Santana e os demais municípios estão crescendo. Já temos prédios de até 18 andares e o Corpo de Bombeiros tinha dificuldades operacionais para atender esse tipo de ocorrência. Em 2019, o senador Davi destinou a emenda, e hoje nós estamos aqui fazendo essa entrega. Um equipamento que reforça as ações de defesa do cidadão”, disse o governador Clécio Luís.
- Equipamento moderno
A autoescada mecânica de última geração, tem 55 metros de alcance, o equivalente a um prédio de 20 andares, sendo que a altura máxima é alcançada em menos de 40 segundos. A viatura possui cesto de resgate com capacidade de até 300 kg (ou três pessoas), além de guincho elétrico com capacidade para no mínimo 5.400 kg e 35 metros de cabo.
O equipamento também possui elevador de resgate, além de câmera térmica para auxiliar no combate e resgate de pessoas em locais com baixa ou nenhuma visibilidade, auxiliando a localizar as chamas e orientando a equipe de resgate a chegar nas vítimas. A autoescada mecânica também conta com canhão monitor, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva e suporte para maca de salvamento.