Cidade

Mapa da Violência aponta o Amapá com o maior índice de assassinatos do país no 1º trimestre de 2023

O Amapá registrou o maior de índice de assassinatos do país no 1º trimestre deste ano. Os dados do Mapa da Violência apontam que o Estado contabilizou 101 crimes violentos entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes.

A estatística revela um aumento de 87% em comparação ao mesmo período de 2022, quando o balanço fechou com 54 mortes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, esse aumento estaria ligado a uma guerra entre grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas.

O Amapá registrou o maior de índice de assassinatos do país no 1º trimestre deste ano. Os dados do Mapa da Violência apontam que o Estado contabilizou 101 crimes violentos entre homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes. A estatística revela um aumento de 87% em comparação ao mesmo período de 2022, quando o balanço fechou com 54 mortes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, esse aumento estaria ligado a uma guerra entre grupos criminosos pelo controle do tráfico de drogas. Após o reforço das operações policiais contra o crime organizado, o número de assassinatos voltou a reduzir.

De 101 mortes violentas registradas até março, o mapa aponta agora que neste 2º trimestre, de abril até junho, o Amapá contabilizou 62 homicídios. Uma redução de 38% em 90 dias.

Para o secretário de Segurança Pública, o maior desafio no combate aos grupos criminosos está no sistema prisional. É de dentro da Iapen que boa parte dos crimes são planejados e comandados. Outra medida que será implementada para reforçar o policiamento ostensivo será a instalação de uma base do Bope em Santana, município considerado um dos pontos críticos da criminalidade no Estado.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo