Cultura

Programação de encerramento do Ciclo do Marabaixo finaliza com derrubada dos mastros e escolha dos festeiros

A partir desta quinta-feira, 8, iniciam os festejos de encerramento do Ciclo do Marabaixo 2023. O ponto alto da celebração acontece no dia 11 de junho, o chamado “Domingo de Senhor”, logo após o feriado de Corpus Christi. Nesse dia, haverá a tradicional derrubada dos mastros e a escolha dos festeiros 2024 nos barracões dos grupos Zeca e Bibi Costa (Azebic), Berço do Marabaixo (Tia Gertrudes), Marabaixo do Pavão e Raimundo Ladislau, em Macapá. 

Uma oficina de toque de caixas marca o início da programação, no barracão Gertrudes Saturnino, no bairro Santa Rita. Uma das coordenadoras do evento, Valdinete Costa, explica que a atividade serve para fortalecer a manifestação cultural.

“Nosso grupo, ao longo da programação, promoveu diversas atividades lúdicas para as crianças e, agora, iremos promover essa oficina, como uma forma de lapidar e incentivar os novos tocadores”, assinala Valdinete.

Em 2023, o tema do Ciclo do Marabaixo é “Fé, Tradição e Resistência”. A programação iniciou nos barracões no dia 28 de abril, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo).

“Este ano, o grande diferencial foi a Central do Ciclo, onde os grupos mostraram o que há de melhor em cada barracão, cada peculiaridade que fazem do marabaixo uma manifestação única. Também houve o apoio para as programações nos barracões. Assim, o Estado cumpre seu papel institucional de apoiar as manifestações culturais”, avalia a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo