Profissionais de Saúde são capacitados no atendimento à crianças com síndrome respiratória

O Governo do Amapá reforçou a capacitação de 127 servidores do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O treinamento acontece durante o surto de doenças respiratórias, que afeta o estado, principalmente, os menores de seis anos.
Ao longo de duas semanas, técnicos, enfermeiros e médicos receberam cursos em ressuscitação cardiopulmonar, manuseio de bombas de infusão, acolhimento e classificação de risco em pediatria, suporte básico de vida, manejo da insuficiência respiratória, além de uma capacitação para a epidemiologia e notificação dos casos de síndrome respiratória.
Os cursos foram ministrados pelos profissionais do próprio hospital e também da Força Nacional do Sistema Único de Saúde. Eles apresentaram técnicas para auxiliar os trabalhadores a desobstruir as vias aéreas dos pacientes, principalmente por complicações da síndrome.
Os cursos fazem parte do programa permanente de capacitações, que também é executado de acordo com cronograma em todas as unidades hospitalares do estado.