Paciente com doença que afeta visão conta com apoio de todos para custear tratamento
O paciente Rosemiro do Carmo Chucre foi diagnosticado com uma enfermidade na visão, chamada retinose pigmentar, que afeta o globo ocular, onde já perdeu a visão lateral total (visão periférica) e com apenas 30% da visão central.
Após ser diagnosticado com essa doença, após várias consultas de especialistas, verificou-se a possibilidade de um tratamento na cidade de São Leopoldo, município do Paraná, mas os altos custos dificultam tanto o deslocamento quanto a estadia.
- Para ajudar
Para doações via (PIX) – telefone: (96) 98420-9753.
- O que é?
A retinose pigmentar é uma doença que surge quando as estruturas fotorreceptoras do olho (cones e os bastonetes) deixam de captar luz, prejudicando a formação da imagem pela retina.
Para que entenda melhor, a retina é a parte do olho responsável por formar as imagens que enxergamos. Ela fica no fundo do olho e recebe a luz que entra pela pupila. E é de lá que sai a informação do que é visto para o cérebro interpretar.
Dentro desse processo, estão os cones e os bastonetes, estruturas que transformam o estímulo luminoso em imagem, tanto em ambientes bem iluminados quando lugares com pouca luz.
E, quando essas células deixam de atuar, consequentemente a visão é comprometida.