Reunião do Conselho do Rio Oiapoque amplia diálogo entre Brasil e França

Governo do Amapá amplia o diálogo com as populações da fronteira entre Brasil e França durante a 5ª Reunião Ordinária do Conselho do Rio Oiapoque, que acontece nesta sexta-feira, 26, em Saint Georges, na Guiana Francesa.
O Conselho é uma instância consultiva da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT). O grupo é composto pelos municípios de Saint-Georges de l’Oyapock, Camopi e Ouanary, do lado francês; e pelo município de Oiapoque, do lado brasileiro.
No encontro, o poder público de ambos os países ouve a população sobre os desafios sociais e regionais enfrentados pelos moradores das cidades, que ficam às margens do rio Oiapoque.
Estão em pauta assuntos que impactam a vida na fronteira, como saúde, educação, segurança pública, economia, entre outras. A partir do diálogo, o objetivo é consolidar ações efetivas para melhorar a qualidade de vida nos dois lados da fronteira.
- Conselho do Rio Oiapoque
Foi instituído pela Declaração de Intenção assinada na cidade de Paris em 14 de dezembro de 2012 e reúne 28 membros, sendo 14 do lado brasileiro e 14 do lado francês. Entre os representantes, estão os prefeitos de Saint Georges e Oiapoque. As reuniões acontecem, no mínimo, duas vezes por ano, de forma alternada nos municípios de Saint-Georges e de Oiapoque.
A última reunião do grupo foi em 2019. Com o controle da pandemia do novo coronavírus, os encontros voltam a acontecer.