Animais peçonhentos são animais que possuem, além de glândulas produtoras de veneno, um aparato inoculador capaz de injetar esse veneno no corpo da vítima. Dentre as estruturas especializadas na inoculação de veneno podemos citar dentes e ferrões. Animais peçonhentos se diferenciam daqueles chamados apenas de venenosos, pois esses últimos não apresentam estruturas inoculadoras.
Existem diferentes espécies de animais peçonhentos, sendo possível identificar tanto espécies de vertebrados como de invertebrados. Alguns exemplos de animais peçonhentos são a jararaca, coral-verdadeira, bagre, peixe-escorpião, aranha-marrom, escorpião-amarelo e abelha. Em caso de acidente, recomenda-se que um médico seja consultado.
Acidentes com animais peçonhentos podem ser fatais, portanto é fundamental agir rapidamente para evitar complicações. Vale destacar que a gravidade do acidente com esses animais está diretamente relacionada com fatores como quantidade de veneno injetado, condições de saúde da vítima e a espécie que causou o acidente.
Em entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, transmitido pela Rádio Equinócio FM (99,9), o biólogo Geraldo Biondi deu todos os detalhes sobre esses animais, cuidados e prevenções em casos de acidente