Cidade

Síndrome da gripe: Dados da SVS apontam aumento da cobertura vacinal para 31,74%

A cobertura vacinal contra o vírus influenza aumentou de 23,19% para 31,74% em todo o estado desde o último sábado, 13, quando o Governo do Amapá declarou situação de emergência em saúde pública, devido ao surto de síndromes gripais. Os municípios de Calçoene, Laranjal do Jari, Amapá e Porto Grande seguem com maiores percentuais. 

As informações foram divulgadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) nesta quinta-feira, 18, e se referem à população com mais de seis meses. Desde 12 de abril, o Ministério da Saúde passou a recomendar a imunização contra a doença a partir dessa idade. 

A meta do Governo do Estado é vacinar pelo menos 90% da população. Hoje, 79.778 doses distribuídas já foram aplicadas, sendo 22.837 em crianças de 6 meses a 6 anos de idade. O público infantil é o mais vulnerável às síndromes gripais. 

Segundo a coordenadora de Imunizações da SVS, Maria Angélica Oliveira, em março, o Amapá recebeu do MS 264 mil doses da vacina para antecipar a campanha de vacinação contra a gripe. As unidades de saúde de todos os municípios foram abastecidas com o imunizante.

  • Quem não pode tomar a vacina da gripe?

Bebês com menos de 6 meses e pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes da vacina ou às doses dos anos anteriores não podem receber a vacina da gripe.  

  • Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

Não é recomendado tomar a vacina da gripe estando na fase aguda da doença com quadro febril. Isso se deve à necessidade de evitar que os sintomas da gripe sejam confundidos com os possíveis eventos adversos da imunização. Pessoas com sintomas leves, como coriza e tosse podem e devem se vacinar.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo