Coordenadoria de Políticas Públicas de Diversidade celebra encerramento do Dia de Combate à LGBTfobia
O Dia Internacional de Combate à Homofobia encerrou na Praça da Bandeira com shows, apresentações culturais, vacinação e vendas de artesanatos pelos empreendedores da comunidade LGBTQIA+. Macapá contra a LGBTfobia III Edição foi realizada pela Prefeitura de Macapá por iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas de Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que abordou o tema “Conviver Transforma”.
O público compareceu no evento que teve início às 20h. A Secretaria Municipal de Saúde esteve com as equipes de enfermeiros e técnicos ofertando vacinação contra covid e influenza, além de outros serviços de saúde como teste rápido.
Dentre os artistas, o cantor e dançarino Victor Rúben, integrante do grupo de dança “Sunrise” há 4 anos, disse que o evento foi muito importante para a valorização do seu trabalho artístico, além da luta incessante contra a homofobia.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Raimundo Azevedo, deixou claro que a luta contra a homofobia é diária e que a Prefeitura de Macapá abraçou essa causa em prol da justiça, da dignidade e da construção de Direitos.
“Nós temos na nossa legislação brasileira a Vida como um direito fundamental, leis que punem os crimes contra o racismo, mas ainda precisamos construir mais direitos e lutar contra a violência e o preconceito que pessoas LGBT sofrem. A nossa gestão quer cuidar das pessoas”, ponderou o secretário de Direitos Humanos.
O combate à LGBTfobia ocorreu o dia todo, iniciando com o hasteamento da bandeira na mesma praça, pela manhã. Na presença de representantes LGBT, o momento refletiu sobre as conquistas já existentes como a lei municipal que enaltece a campanha Macapá contra a LGBTfobia dentre outras manifestações importantes, mas a diversidade pediu: “Não ao extermínio de LGBTQIA+”.