Clécio e Silvana discutem em Brasília sobre casos da síndrome gripal no Amapá
O governador, Clécio Luís está em Brasília (DF) para buscar suporte no combate ao surto de síndromes gripais no Amapá. A situação atinge principalmente as crianças e provoca superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e no Pronto de Atendimento Infantil (PAI).
A secretária de Estado de Saúde, Silvana Vedovelli, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Margareth Gomes, participam da agenda que teve início em um encontro com a equipe técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Clécio Luís elencou as prioridades para o Amapá enfrentar a atual situação, entre elas, estão: equipamentos para as unidades de saúde; materiais para equipar 30 leitos de UTI do Hospital Universitário (HU); equipes de vacinadores, além de profissionais como, pediatras e epidemiologistas.
“Nossa meta é já resolver demandas imediatas, mas também realizar um planejamento de longo prazo com profissionais, exames e, até mesmo, vacinas”, enfatizou o governador.
A representante da organização internacional no Brasil, Socorro Gross, garantiu apoio técnico ao Estado. O encontro se encaminhou para a continuidade do Termo de Cooperação da Opas com a Secretaria Estado da Saúde (Sesa).
“Nós somos sensíveis à causa, sabemos e entendemos a preocupação com o surto, principalmente pela baixa demanda de vacinação. Trabalhar com o Amapá sempre tem sido um compromisso de colher resultados de salvar vidas, melhorar saúde e avançar”, enfatizou Socorro.