Levantamento aponta que população infantil vacinável está bem abaixo da média
Apenas 16% da população infantil vacinável no Amapá, com idades entre 6 meses a 6 anos incompletos, está imunizada contra a gripe. É o que destaca o levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que apontou os municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari com os menores índices de cobertura no estado.
Os dados mostram, ainda, que de janeiro até a primeira semana de maio deste ano, o Amapá registrou um aumento de 53,11% nos casos de síndrome gripal, e 108,33% das formas mais graves da doença, se comparado ao mesmo período de 2022.
Diante da baixa cobertura vacinal e o aumento nas internações infantis por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Governo do Amapá já adotou uma série de ações, como a ampliação em mais de 80% dos leitos pediátricos no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), e outras 30 vagas em um hospital particular no município de Santana.
A superintendente da SVS, Margarete Gomes, explica que todos os municípios vão agir juntos para incentivar e mobilizar a população que precisa receber a vacina contra influenza, doença respiratória altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos mais vulneráveis como é o caso das crianças e idosos.
“Com esse trabalho teremos um resultado positivo e importante que vai ajudar a manter a saúde dos amapaenses em dia e evitar a necessidade de leitos hospitalares, sobretudo, para a população infantil e de idosos, que são mais vulneráveis ao agravo”, reforça Margarete.
Em março, o Amapá recebeu 264 mil doses da vacina contra a influenza do Ministério da Saúde. A remessa deveria ser entregue somente no mês de abril, mas a campanha foi antecipada este ano, devido ao aumento da circulação do vírus na Região Norte.
A capital, Macapá, recebeu 143.409 doses; Santana 39.845; Laranjal do Jari conta com 14.437 e Oiapoque, 16.021. As demais prefeituras também receberam o imunizante.
O Ministério da Saúde ampliou na última sexta-feira, 12, os públicos que podem receber a vacina contra gripe. A partir desta segunda, 15, toda a população acima dos 6 meses de idade pode receber a dose do imunizante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).