Extremo Norte

Destino: Pedra Branca do Amapari

Por Marly Tavares
Fotos: Wirley Almeida e Josimar Nascimento

Acesse o link: https://www.facebook.com/extremonorteamazonia

  • Origem

Do pequeno povoado oriundo dos Samarakas, etnia afroameríndia vinda da Guiana Francesa em busca do El Dourado, que encontrou às margens do rio Amapari, condições propícias para a realização do tão grande sonho, a conquista do ouro.

Há quem diga que marcavam seus nomes nas “pedras brancas” que afloravam no leito do rio. Com a descoberta de manganês na região, nos anos 1950, há relatos que pilotos de avião usavam as gigantes “pedras brancas” como referência, por ser ainda uma área remota.

Dos primeiros habitantes formou-se o povoado de Água Branca, a mineração transformou a vila ao longo dos tempos, hoje uma cidade movimentada cercada por natureza.

  • Como chegar

Saindo de Macapá/AP/BR via BR 156 que acompanha a histórica Estrada de Ferro do Amapá até Porto Grande onde a viagem continua pela Perimetral Norte, estrada de chão batido que serpenteia seguindo o majestoso rio Araguari e a velha ferrovia.

A viagem em si, já é de contemplação – natureza, cafezinho à beira da estrada ou um delicioso abacaxi, considerado o melhor dessas bandas, são 190 km até a sede.

  • Peculariedades

Pedra é porta de entrada para o Parque do Tumucumaque, guardião da maior floresta tropical protegida do planeta. Segundo a linguagem dos povos Aparaí e Uaianas que habitam na região, Tumucumaque significa “a pedra da montanha”, simboliza “a luta entre o xamã x espíritos”.

Um lugar mágico! Parte dele pertence ao município que é repleto de atrativos propícios ao ecoturismo e esportes de aventura. A Reserva Extrativista Municipal Beija-Flor Brilho de Fogo possibilita o uso sustentável da natureza por comunidades tradicionais, um lugar paradisíaco. Pedra, é também habitat da etnia indígena Waiãpi.

O antigo povoado de Água Branca, em 1992 foi elevado à categoria de município com o nome de Pedra Branca do Amapari.

Venha festejar as conquistas e maravilhas deste lugar!

Extremo Norte da Amazônia – Amapá/BR

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo