Operação reprime comércio ilegal de ouro, armas e munições em Laranjal do Jari

Operação prendeu dois homens e apreendeu mais de 7,6 mil itens do comércio ilegal de armas de fogo, munições e setor de mineração
Elden Carlos / Editor
Uma operação deflagrada na quinta-feira (11), na sede do município de Laranjal do Jari, na região Sul do Amapá, resultou na prisão de dois homens e apreensão de mais de 7,6 mil itens do comércio ilegal de armas de fogo, munições e setor de mineração. Homens do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), haviam montado bloqueios na cidade.

Durante uma das abordagens, foi identificado que o motorista de um veículo estava com a habilitação vencida. Durante a busca pessoal e inspeção veicular foram localizados cerca de 115g de ouro em pó, além de 10 munições calibre 38.
O motorista, durante interrogatório, disse que havia comprado a munição em um estabelecimento comercial. Ele levou as equipes até o endereço e o proprietário foi detido para averiguação. Durante o levantamento ficou constatado que o comércio de armas e munições funcionava de forma ilegal. O proprietário recebeu voz de prisão em flagrante.
No total, foram apreendidas 3.332 munições; 3.900 espoletas; 442 cartuchos; um rifle; uma luneta; duas espingardas, um pacote com chumbo e balança de precisão. Os dois homens presos foram apresentados na delegacia. O motorista vai responder pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e usurpação de bem ou matéria-prima da União. O proprietário dono do estabelecimento foi indiciado pelo crime de comércio ilegal de armas de fogo e munições. Eles seriam encaminhados para audiência de custódia.