Bloco de Notas

Presidente da Liesap revela que Carnaval 2023 deu lucro para as escolas de samba

Por Gilvana Santos

Jocildo Lemos, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), eleito para o triênio 2022-2025, concedeu entrevista à Coluna Bloco de Notas, em seu local de trabalho, e fez um balanço dos desfiles de 2023 e planos para o Carnaval 2024. Sobre a prestação de contas dos recursos recebidos do Estado, informou que a entidade e as agremiações carnavalescas estão dentro do prazo, que vai até junho, quando farão a entrega para a Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

“Ainda não zeramos porque falta prestar contas dos convênios à Secult, nós todos, escolas e Liga estamos no prazo, não tem atraso, nós estamos juntando agora a última parte da documentação. E, nós fizemos um balanço do Carnaval 2023 absolutamente positivo por dois aspectos: primeiro porque nós voltamos para o Sambódromo e o segundo foi a possibilidade do comparecimento maior do povo”, iniciou.

O presidente da Liesap destacou que os investimentos na recuperação da estrutura física realizada pelo Governo do Estado contribuíram muito para o aumento dessa participação popular e consequente aumento na arrecadação.

“O espaço foi pensado e construído, desde 1997, para que pudesse ser o palco principal do desfile das escolas de samba. A comunidade do carnaval estava com grande expectativa que de fato a gente pudesse voltar para o Sambódromo. Então, retornar para lá significa voltar para casa. E nós voltamos com a perspectiva de não sair mais”, destacou.

Jocildo Lemos falou que neste retorno ao principal palco amapaense da folia de Momo as equipes da Liga passaram cinco dias trabalhando direto no local, referindo-se às três noites de ensaios técnicos, além dos dois dias de desfiles das dez agremiações carnavalescas.

“Nós tivemos algo em torno de 400 mil reais de lucro. Esse recurso nós fizemos a divisão, após o pagamento de todas as despesas, como estabelecido no estatuto da Liga. Fizemos a distribuição, pagamos a premiação dos campeões, do primeiro e do segundo grupo, e depois repartimos o recurso para as escolas, na ordem inversa de classificação. Nenhuma escola ficou sem receber recurso”, comemorou.

  • Investimentos

A Liga das Escolas de Samba e suas filiadas receberam do Governo do Estado, da rubrica para a cultura, investimentos no valor total de R$4,5 milhões, divididos em parcelas. Recursos diretamente aplicados na preparação dos projetos de carnaval das agremiações e para a Liesap fazer a organização dos desfiles.

Segundo avaliação do gestor da entidade, esse valor aplicado na maior manifestação cultural do país movimenta, não somente nos dias de eventos no Sambódromo, mas também durante meses toda a área de entorno, com os empreendedores individuais nas quadras dos ensaios e nos barracões na Cidade do Samba, e mobiliza algo em torno de três mil a quatro mil pessoas de maneira direta, multiplicado por famílias, com isso vai afetar diretamente de 25 a 30 mil pessoas.

“O recurso aplicado, cada real aplicado no Carnaval, com toda certeza ele volta entre quatro e cinco vezes. Então, fazendo uma conta rápida, nós recebemos quatro milhões e meio que deu um retorno de, aproximadamente, R$18 milhões em dinheiro que circulou e ficou no Amapá. É toda uma cadeia produtiva beneficiada”, destaca Jocildo.

Um levantamento de dados, de geração de emprego e renda pelas escolas de samba, para demonstrar tecnicamente os resultados positivos do Carnaval 2023, foi realizado pela Secretaria Estadual do Trabalho e do Empreendedorismo (SETE) que ficou de apresentar os resultados à Liesap, ainda neste semestre.

  • Carnaval 2024

Um calendário de eventos para este ano será apresentado pela Diretoria da Liga para votação e definição pelo Conselho Deliberativo da entidade, formado por representantes das agremiações filiadas.

“A gente tem muito o que fazer agora, porque nós vamos ter gravação de samba enredo, concurso da musa e estamos preparando a escolha do novo Rei Momo do Carnaval. Nós temos um planejamento grande para fazer, mas que precisa ter um consenso da comunidade do Carnaval e, especificamente das escolas de samba”, informou Jocildo Lemos.

Em 2024, o feriado de Carnaval cai no dia 13 de fevereiro, com os preparativos das Escolas de Samba iniciando ainda no final deste ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo