
Por Sérgio Bringel
A equipe do programa “Agro Record AP”, do grupo Equinócio de Comunicação, foi até a Foz do Rio Mazagão Velho para investigar o porquê da escassez do camarão na região; que está gerando além de desabastecimento do mercado local, atingindo principalmente bares e restaurantes;, também, o medo de consumo, tendo em vista que há suspeição de contaminação dos crustáceos por veneno ou bactéria.
Pessoas que exercem atividade de pesca na região há décadas, nunca haviam visto algo parecido. Os camarões ao serem retirados dos matapis e, colocados nas gaiolas próprias para engorda, acabam morrendo misteriosamente. Um pescador ao ser perguntado pelo apresentador do programa, jornalista Sérgio Bringel, afirmou ter visto uma pessoa usando veneno para matar carrapato, para capturar camarão.
Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Diogo Sênior, foi realizada dia 28 de abril na Assembleia Legislativa, onde foi debatido o assunto e, contou com a participação de autoridades do setor pesqueiro, representantes da Embrapa/AP, associações de comunidades ribeirinhas e, de bares e restaurantes (ABRASEL).