Operação “Escola Segura” tem reforço de policiamento próximo às instituições de ensino
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Polícia Militar (PM-AP), iniciou a operação “Escola Segura”, que intensifica o policiamento nas escolas em todo o estado com a finalidade de prevenir crimes dentro das unidades escolares.
Várias escolas da região metropolitana de Macapá já foram visitadas pelos militares, onde alunos, professores, diretores e outros membros da comunidades escolares receberam orientações.
O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou que no plano de Governo está contida a criação de um programa que consiga não apenas prever, mas mostrar como atuar em situações de risco como as registradas recentemente no estado e em outras cidades do Brasil.
Clécio Luís afirmou, ainda, que a Operação “Escola Segura” é uma prioridade, para tranquilizar a população estudantil e familiares das pessoas que estão nas escolas.
“Todos sabem que foi divulgado nas redes sociais a ameaça de invasão à escola Barão do Rio Branco, e imediatamente a nossa Segurança Pública entrou em ação e conseguiu, não só identificar, como esclarecer toda a situação. Nesse final de semana, mais uma vez, outro grupo de WhatsApp de jovens divulgou um fato similar. Isso vai gerando uma situação de instabilidade, de pânico nas escolas, nas famílias e por isso estamos dando toda nossa atenção à segurança nas escolas do Amapá”, disse o governador.
De acordo com a diretoria de Operações da PM, a dinâmica consiste no patrulhamento e visitas preventivas às escolas pelo efetivos que realizam o policiamento de rotina nos batalhões, dando apoio ao policiamento escolar que já é empregado pelos 1°, 2°, 4° e 6° Batalhões da PM-AP.