Marina Silva é a única dos ministros a não ter encontro oficial com Lula
Prestes a completar cem dias de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve nenhum encontro privativo com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Na outra ponta, foi com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, que Lula mais se reuniu até esta quarta-feira (5): 53 vezes.
O levantamento feito com base na agenda pública do presidente, considerou todos os 94 dias de trabalho – de 1º de janeiro até esta quarta-feira, 05.
A análise considerou apenas eventos fechados e com menos de dez ministros. Não foram levadas em conta reuniões ministeriais, encontros setoriais com titulares das pastas nem coletivas de imprensa. A Presidência da República afirmou que “Lula tem mantido diálogo permanente com todos os ministros em reuniões ministeriais e outras agendas. As ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Marina Silva, por exemplo, fizeram parte da comitiva da viagem aos Estados Unidos, realizada em fevereiro. Confira a nota da presidência na íntegra no final da reportagem”.
A falta de agenda privada com o presidente não significa que Marina Silva não tenha se encontrado com Lula. Nem todas as atividades presidenciais são listadas na agenda pública. Ela esteve nas reuniões ministeriais e, ainda em 2022, foi com Lula à COP-27, no Egito.
Marina Silva estava na comitiva presidencial da viagem à China que ocorreria no fim de março. A ida ao país asiático deve acontecer na próxima semana.
- Encontros
As reuniões com Alexandre Padilha e Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, são praticamente diárias – consta, também, na agenda desta quinta-feira (6), às 9h, junto com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Os dois ministros costumam se encontrar juntos com o presidente. Pimenta teve 44 reuniões com Lula. O terceiro lugar da lista é ocupado por Rui Costa (Casa Civil), que se reuniu 31 vezes com o chefe do Executivo federal.
Seis ministros tiveram apenas um encontro listado na agenda oficial de Lula: Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), Márcio França (Portos e Aeroportos), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Daniela Carneiro (Turismo) e André de Paula (Pesca e Aquicultura). O vice-presidente, Geraldo Alckmin, que também está à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, teve sete reuniões fechadas com o presidente.