Curiosidades

Qual a diferença entre meteoro, meteorito, cometa e asteroide?

O Chapolim conhece os Aerolitos

Por Eder Brasil

Percebemos o quanto o nosso conhecimento é mínimo diante de tudo que há de se conhecer por aí, quando começamos a falar sobre as coisas fora do planeta Terra, o infinito espaço cheio de particularidades e até mesmo mistérios ainda a ser desvendados, alguns itens espaciais já são conhecidos e fazem parte do nosso dia a dia mesmo quando a maioria das pessoas nem os percebem, alguns objetos como os que vamos falar hoje acabam caindo no Imaginário popular, na verdade literalmente acabam caindo! Mas hoje vamos saber quais as diferenças de cada um deles.

  • Asteroides

São corpos rochosos, com uma composição mista de minerais e metais que orbitam o Sistema Solar, são menores do que planetas, porém maiores que meteoroides.

  • Cometas

Os cometas orbitam o Sol, o principal diferencial é serem compostos de gelo e poeira.
Ao se aproximarem do Sol, o gelo e a poeira dos cometas começam a vaporizar, emitindo gases e poeira que criam uma cauda luminosa, característica dos cometas. 

  • Meteoros

Ao entrar na atmosfera da Terra com velocidade e alta temperatura, os meteoroides criam um rastro de luz no céu e passam a se chamar de meteoros. São popularmente conhecidos como “estrelas cadentes”. 

  • Meteoritos

São rochas que sobrevivem à viagem pela atmosfera terrestre e chegam ao solo, no chão, eles parecem pedras, mas têm um exterior “queimado” que pode até parecer brilhante. São classificados em três categorias: ferrosos, rochosos e rochosos-ferrosos.

“Simplificando tudo, a diferença entre um asteroide e um cometa é que os asteroides são rochosos e compostos por metais e minerais, enquanto os cometas são compostos de gelo e poeira e produzem uma característica única: uma cauda de gases à medida que se aproximam do Sol.

Tanto os asteroides como os cometas podem perder algum pedaço, que fica à deriva no espaço e é chamado de meteoroide.

“Quando entra na atmosfera da Terra em alta velocidade e temperatura, esse meteoroide gera um rastro luminoso no céu e passa a se chamar meteoro, o qual conhecemos também como estrela cadente. Se algum fragmento celeste ultrapassar a atmosfera e atingir a superfície terrestre, ele leva o nome de meteorito.” (Sacani, Ciência Sem Fim)

O importante é conhecer e sempre e estarmos atentos em como esses astros funcionam e principalmente como é possível a convivência com eles, já que alguns de vez em quando resolvem visitar o nosso planeta, o que pode gerar uma bonita estrela cadente ou resultar em uma grande catástrofe, por isso é crucial o avanço tecnológico no monitoramento daqueles que oferecem maior risco para que a humanidade possa permanecer segura sem nenhuma pedra no caminho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo