Banner principalCrítica

Os 30 anos de “Parque dos Dinossauros!”

O filme que fixou a imagem dos dinossauros em nossa mente

Por Eder Brasil

“Um parque construído por um milionário (Richard Attenborough) tem como habitantes dinossauros diversos, extintos a sessenta e cinco milhões de anos. Isto é possível por ter sido encontrado um inseto fossilizado, que tinha sugado sangue destes dinossauros, de onde pôde-se isolar o DNA, o código químico da vida, e, a partir deste ponto, recriá-los em laboratório. Mas, o que parecia ser um sonho se torna um pesadelo, quando a experiência sai do controle de seus criadores.” (AdoroCinema)

Lançado em 1993 o filme Jurassic Park – Parque dos Dinossauros mudou a maneira que as pessoas imaginavam como seriam os seres que viviam na terra a milhões de anos atrás, com uma mistura de efeitos práticos e CGI, o longa revolucionou a forma de apresentar os “monstros” para os expectadores.

  • CURIOSIDADES

1 – O diretor Steven Spielberg alterou o clímax do longa algumas semanas antes de finalizar as gravações, para ele o público não iria gostar se o T-Rex não surgisse de forma heróica, Spielberg acreditava que o dinossauro era a estrela do filme.

2 – Após o lançamento do filme, houve tanto interesse em dinossauros que foi relatado um aumento recorde de interesse em paleontologia.

3 – Spielberg queria usar animação em stop-motion antes de decidir fazer os animais com animatrônicos e efeitos visuais.

4 – O horripilante rugido do T-rex no filme foi produzido por uma junção de sons produzidos por vários animais animais: cachorro, pinguim, tigre, jacaré e elefante.

5 – O som do caminhar do dinossauro foi montado com a captura de árvores sequóias cortadas caindo no chão.

A franquia dos dinossauros se revitalizou e mudou sua marcar para Jurassik World, os novos filmes dão continuidade a um mundo que contemplou a criação dos animais pré-historicos do primeiro longa. Agora os dinossauros estão saindo do parque e se espalhando ao redor do planeta, e isso obviamente irá impactar na geopolítica global.

A franquia é responsável por mudar o imaginário de como eram os bichos, despertar interesse na paleontologia e empolgar o público com muita aventura, personagens interessantes e dinossauros que se tornaram patrimônio cinematográfico universal.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo