
Uma pedrinha de 15 metros vem em direção a terra
Por Eder Brasil
Recém-descoberto o asteróide nomeador de 2023DW, esta ganhando os olhares atenciosos da Agência Espacial Europeia, diante dos estudos e observações, o meteoro tem uma chance de 1 em 625 de acertar a terra em fevereiro de 2046.

Sim, matematicamente a possibilidade é baixa, mas ao mesmo tempo é diagnosticada como de alto risco por conta dos danos gigantescos causaria.

Segundo os pesquisadores, o asteroide teria aproximadamente 50 metros de comprimento, por causa da distância de quando ele deve se aproximar do planeta não é certo que o objeto terá um caminho certeiro em nossa direção.

Com o passar dos anos, os astrônomos irão refazer os cálculos e determinar o que o futuro reserva, mesmo que o asteroide não seja grande o suficiente para causar danos capazes de extinguir a vida na terra, a descoberta da ênfase a importância de monitorar constantemente objetos próximos à Terra que possam representar um risco.

A expectativa é que já estejamos capazes de lidar com uma possível rota de impacto com um objeto como esse, a missão DART é um exemplo disso. Que nossos observadores fiquem sempre atentos ao que vem do espaço e nossos cientistas continuem avançando na elaboração de tecnológicas que possam nos defender, para que esses meteoros não sejam uma “pedra no nosso sapato”.