
O Centro de Educação Profissional Graziela Reis Souza, do Governo do Amapá, formou 60 alunos das turmas de Técnico em Enfermagem e Agente Comunitário em Saúde, em cerimônia da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). São novos profissionais prontos para o mercado de trabalho.
O curso Técnico em Enfermagem formou a primeira turma 100% indígena e foi custeado e planejado integralmente pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A expectativa é que esses alunos possam atuar em suas comunidades, reforçando a saúde indígena com profissionais que conhecem a realidade de sua região, como lembrou o formando Willis Tiriyó, de 30 anos, orador da turma. “Agora, eu posso voltar para ajudar minha comunidade, que precisa de mais profissionais de saúde”, contou o jovem.
Já o curso de Agente Comunitário em Saúde foi custeado pela estratégia Novos Caminhos, regida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz o mapeamento das demandas de cada estado brasileiro para decidir quais cursos serão ofertados nas demais edições.
A secretária adjunta de gestão de pessoas da Seed, Simone Guedes, reconheceu a persistência dos professores e alunos do Centro. “A determinação de vocês e da equipe do Graziela nos ajuda a ter no estado profissionais qualificados para o mercado de trabalho”, disse Simone.