Cris Guedes: de fisioterapeuta a artista plástica – o amor pela pintura
Da Redação
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Programa “Fogo Cruzado”, transmitido pela Rádio Equinócio FM (99,1), recebeu Cris Guedes (Instagram: criisgueedes), artista plástica espetacular, que faz questão de dizer que vive pela arte; pela maneira que o amor é colocado por meio dessa habilidade.
“Envolver a mulher e a arte é um tema muito novo. Ainda não somos valorizadas nesse segmento, pois é algo muito moderno, e as pessoas ainda não dão uma certa credibilidade por justamente envolver o conceito arte nessa questão. Defino meu trabalho como empreendedorismo criativo, onde trabalho com vários segmentos dentro da arte, como uma pintura em parede (quarto, sala, cozinha, área de lazer), ambientes estagramáveis (preparados para fotos), pirografia (decorar madeira ou outros materiais com marcas de queimadura resultantes da aplicação controlada de um objeto aquecido), quadros afetivos (criação de historia da vida através do desenho – com gravação de áudio e música – feito através do QR Code), sendo esse trabalho muito procurado, principalmente com homenagens de pessoas que já partiram”, disse Cris Guedes.
Brevemente, haverá uma exposição de telas onde a artista mostrará seus trabalhos com telas pintadas com tinta acrílica usando apenas espátula, colher e os dedos; um trabalho diferenciado com textura com finalidade para a acessibilidade (usando o QR Code, a pessoa que possui deficiência visual, sente o quadro e ouve o significado daquele momento). O segredo do seu trabalho é esta inovação.
Para os trabalhos realizados em parede, é feito uma conversa com o cliente, onde é repassado todos os detalhes e a artista reproduz a cena através da pintura.
Cris Guedes é fisioterapeuta de formação, mas o amor pela arte começou desde cedo, onde ela narra com detalhes essa experiência.
“Meu 1º contato com a arte foi em torno dos 7 anos, onde precisei passar por um procedimento cirúrgico e na recuperação, ainda no hospital, fui presenteada com um kit de pintura. Percebi minha vocação onde desenhei os funcionários da unidade hospitalar, e para minha surpresa, foi liberada uma parede onde colei todas as pinturas feitas. Com o decorrer do tempo, não temos a dimensão do que é arte. Deixei de lado pensando no meu “eu” que não existe futuro nesse segmento. Me formei em fisioterapia, onde exerci a função por 9 anos. Passei por outra cirurgia em 2022, onde relembrei minha infância. Comecei a desenhar de novo, onde nas redes sociais (Instagram), postei meu trabalho, onde teve uma repercussão enorme, e o público queria saber se o que colocava no papel, poderia ser transferido para uma parede, onde a palavra “NÃO” é inexistente em meu vocabulário e aceitei esse desafio”, resumiu.
Perguntada sobre esse talento, Cris Guedes informou que estudou na escola Cândido Portinari por apenas 2 anos (ainda na fase infantil). Após vários anos distanciados, a vocação voltou à tona onde realiza seus trabalhos com maestria e amor. Com as técnicas da pintura na combinação de ores, aprendeu a diversificar seu trabalho. É procurada por muitas mães para o aprendizado dos filhos, onde teve que estudar com afinco sobre o estímulo da arte ainda na infância, principalmente na parte neural da criança. Na escola, desenvolvemos 2 lados (direto – aprendizagem escolar, como Português e Matemática; e o esquerdo – parte da ciência que trabalha com a arte, dança, entre outros). A criança que tem o estímulo desses 2 hemisférios, consegue ser mais desenvolvida.
Para entender, a mente do ser humano é estimulada em um lado pelo que se aprende no dia-a-dia. O outro lado é estimulado por outras atividades (esporte, música, etc); isso é estudo científico e comprovado. Idosos também são estimulados nessa técnica.
Para entrar em contato com a artista, basta acessar no WhatsApp (96) 98414-4303 ou pelo Instagram: criisgueedes