Banner principalCarnaval

Corpo de Bombeiros dá dicas sobre vistorias em estabelecimentos de eventos no Carnaval

Com a chegada do período carnavalesco, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP) orienta empresários e produtores sobre a importância das normas para realização de eventos abertos e fechados no estado.

Para que os pedidos de vistoria sejam atendidos, garantindo a análise documental para a liberação da programação, é preciso observar o prazo recomendado pela Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Discip), especificando também o local e horário.

Para o produtor de eventos, Luiz Corrêa, procurar o Corpo de Bombeiros para averiguar a segurança do local é primordial para garantir a segurança e a satisfação do público, que pode se divertir sem preocupação ou medo de estar no local.

Fique atento as documentações prazos
É necessário duas vias de ofício solicitando vistoria para shows e eventos, contendo:

  • Nome do evento;
  • Endereço do local do evento;
  • Dias do evento;
  • Horário de início e término do evento;
  • Quantidade de público (pessoas) estimado.

É necessário que seja informada também as características do evento. Por exemplo, se haverá ou não palco, tenda ou qualquer estrutura metálica e descrever como será a festa. Veja o procedimento:

  • Ofício deverá ser endereçado ao Diretor da Discip;
  • Nome completo, RG, CPF e número de contato do responsável ou uma cópia do CNPJ (quando uma empresa for responsável pelo evento);
  • O documento deverá ser assinado pelo organizador do evento;
  • O prazo mínimo para solicitação da vistoria para o evento é 5 dias úteis antes da realização do evento;
  • O atestado, documento necessário para apresentação em outros órgãos, que constata o andamento da solicitação de vistoria do local será emitido em até 05 dias úteis após a data de solicitação.

Também é exigida uma via do croqui e/ou layout para que sejam determinadas medidas preventivas contra incêndio e pânico, demonstrando a localização dos palcos, pistas, extintores, saídas de emergência e camarotes.


Observe os detalhes

Após a identificação, o responsável deverá solicitar 24 horas antes da realização do evento a vistoria nas estruturas montadas, estando em condições será emitido o Informe Técnico.

  • Detalhar a capacidade de público de cada área apresentando o cálculo efetuado para a sua capacidade e dimensionamento;
  • Detalhar localização de Saídas de Emergência;
  • Sistema de sinalização de emergência de forma a orientar o público para abandonar o local em caso de;
  • Sistema de extintores dimensionados em função dos riscos de incêndio específicos presentes no local do evento;
  • Em eventos noturnos deve ser dimensionados sistemas de iluminação de emergência conforme para garantir a saída do público com segurança, caso ocorra falha no funcionamento de energia elétrica;
  • Todas as massas metálicas existentes em palcos, arquibancadas ou outras estruturas existentes, devem ser eletricamente aterradas e devem possuir adequada estabilidade estrutural.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo