Curiosidades

Qual a sensação em um Terremoto?

Por Eder Brasil

O terremoto tem como causa um deslizamento repentino em uma falha, as placas tectônicas estão se movendo devagar, porém ficam presas em suas bordas devido ao atrito, quando a tensão na borda é maior que o atrito, acontece um terremoto que libera energia em ondas que percorrem a crosta terrestre e provocam o tremor que sentimos.

Dependendo de onde você está, a sensação de um terremoto é diferente, do epicentro do tremor e de sua magnitude:

Um terremoto grande próximo parecerá uma grande sacudida repentina e seguida rapidamente por um tremor mais forte, que deve durar alguns segundos ou até alguns minutos.

Um grande terremoto terá um tremor violento e será difícil ficar em pé.

Se o terremoto for distante, parecerá um solavanco suave, depois de alguns segundos seguido por um tremor mais forte, com sensação de um tremor agudo.

Já um pequeno terremoto próximo parecerá um pequeno solavanco, depois vem alguns abalos mais fortes e rápidos.

O terremoto pequeno distante provavelmente não será sentido, e se alguém sentir, será um pequeno tremor distante.

O Brasil está no centro da Placa Sul-Americana, localização considerada “interplacas”, os abalos são de menor intensidade e raramente atingem 4,5 graus de magnitude.

A maioria das vezes os terremotos que sentimos no Brasil geralmente são reflexos de tremores com epicentro em outros países da América Latina ou até mesmo decorrentes de falhas causadas pelo desgaste da placa tectônica.

O maior terremoto em terra brasileira foi em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. Por não haver pessoas morando na região atingida não teve nenhuma morte.

A verdade é que o país fica em uma região com menos incidências de grandes fenômenos naturais como terremotos, tsunamis e furacões, mas com as mudanças climáticas e as próprias mudanças naturais, afinal, o planeta terra está em constante metamorfose, como a última descoberta científica que o núcleo da terra parou, o que podemos dizer é que é muito importante se começar a pensar em cidades, e estratégias para diminuir os danos causados por tremores de terra, toda uma engenharia urbana e um planejamento podem garantir segurança da população.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo