Em janeiro, foram realizadas 220 cirurgias no Hospital das Clínicas Alberto Lima, sendo 74 delas de procedimentos cirúrgicos ortopédicos do mutirão. Eles são apenas de pacientes que estavam internados na rede pública, dentre eles, estão cirurgias de osteossíntese, artrodese, artroscopia, diafisária de tíbia, entre outros.
As cirurgias ocorrem normalmente em todos os hospitais do Amapá. Em janeiro foram realizadas 24 cirurgias no Hospital Estadual de Oiapoque; 283 no Hospital da Mulher Mãe Luzia; 103 no Hospital da Criança e do Adolescente; 447 no Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz, totalizando assim 1.077 cirurgias em todo o mês de janeiro no Amapá.
“Todos esses procedimentos de média e baixa complexidade desafogam os corredores do Hospital de Emergência. Já temos diferenças visíveis e claro, isso melhorou a vida de muitos pacientes com mais conforto e atenção adequada a cada caso”, frisou a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Em menos de uma semana, o Governo do Amapá operou 24 pacientes por meio do programa no Hospital das Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal). Outros já foram transferidos para a unidade hospitalar e aguardam os devidos procedimentos.
- Programa Zera Fila
O Programa é parte do plano de governo para a saúde desta nova gestão, o Zera Fila tem como objetivo a realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são consideradas de urgência. A medida foi adotada em função da alta demanda desse tipo de serviço, que, ao fazer o paciente aguardar vaga para o procedimento no Hcal, provoca, em muitos casos, a ocupação de leitos e corredores do Hospital de Emergências Dr. Oswaldo Cruz por um tempo.