Cidade

Semas oferta ação social para comunidade quilombola do Curiaú

Da Redação

Na comunidade quilombola do Curiaú, cerca de 360 famílias foram atendidas com os serviços de assistência social e saúde. A Prefeitura de Macapá, através da Semas – (Secretaria Municipal de Assistência Social) – informou que nos próximos meses, também vai levar esses serviços para as comunidades do Maruanum e Mel da Pedreira.

“Os serviços da Semas são ofertados para toda a comunidade do município de Macapá, onde estamos contemplando a área quilombola do Curiaú. É feito um levantamento da necessidade de cada comunidade visitada, com parcerias em diversas áreas como Saúde (vacinas de rotina), Cras (todos os serviços inclusos), Semas (kit-bebê e cesta-básica), Casa do Bolsa (atualização do CadÚnico, com transferência e atualização de dados)”, disse Talita Amaral, diretora de Proteção Básica da Semas.

Moradora do quilombo do Curiaú, Maria Raimunda chegou cedo para participar da ação. Ela aproveitou a oferta dos serviços assistenciais do município, pertinho da casa dela, para atualizar os documentos no CadÚnico.

“É muito importante essa ação para a nossa comunidade, pois o acesso a esses serviços é muito dificultoso pela distância. O transporte coletivo que nos atende, demora a passar, e na maioria das vezes, chegamos atrasados aos nossos compromissos”, disse ela.

A ação organizada pela Secretaria de Assistência Social de Macapá faz parte da estratégia de fortalecimento da rede de proteção às famílias tradicionais. O trabalho conta com o apoio do legislativo municipal.

“Uma das áreas de abrangência do Cras Amor é justamente a comunidade do Curiaú. Pedimos para que se fizesse um estudo social para estar aqui e realizar uma grande ação. Como os Cras atende os distritos de Macapá, o planejamento da Secretaria é realizar uma ação em cada comunidade”, resumiu a secretária da Semas, Rayssa Furlan.

Reportagem: Patrick Almeida

Imagens: Paulo Leal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo