Da Redação
A chegada do carnaval reforça a necessidade do aumento no estoque de sangue do Hemoap (Instituto de Hemoterapia do Amapá) para garantir a demanda de atendimentos nas unidades de saúde. O Instituto está iniciando ações para conseguir novos doadores.
“O estoque no dia de hoje é crítico para tipo O+, mas estamos sempre captando doadores e fazendo campanhas para aumentar nosso banco de sangue”, disse Elmira Melo, chefe de captação do Hemoap.
Para se tornar um doador, a pessoa tem que cumprir alguns requisitos, como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, documento oficial com foto e vir bem alimentado. Durante o processo, passará por uma entrevista, onde será avaliado e verificar se estará apto ou não para a doação.
Ressaltando que neste período de festividades carnavalescas, a demanda da procura de sangue nos hospitais aumenta consideravelmente principalmente com acidentes de trânsito, e o Hemoap busca incentivar a população em ajudar ao próximo, com ação de blitz educativa, visita aos barracões das escolas de samba e campanha de conscientização dentro do Sambódromo para sensibilizar brincantes e população presente para essa participação voluntária da doação de sangue.
Informando ainda que existem cadastrados 86 mil doadores que já fizeram esse ato; porém são pessoas que não são frequentadores assíduos, e o Hemoap necessita da urgência dessas pessoas para que se tornem doadores regulares.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal