Defesa Civil prepara estratégia para atender municípios sobre prevenção de cheias e mapeamento de áreas afetadas
Para melhor atender os moradores durante o inverno amazônico, a Coordenação Nacional de Proteção e Defesa Civil (Cedec) realizou, na última semana de janeiro, um curso de capacitação para coordenadores de defesa civil dos municípios. Pretende-se desenvolver um trabalho integrado que conduza a medidas preventivas, de ação e de resposta a diversas situações, tais como: B. Chumbo de inundação.
A capacitação segue as diretrizes do Governo do Amapá, que enfatizam a participação da comunidade, valorização e sugestões para a qualificação profissional dos agentes de segurança pública.
O workshop pôde transferir a teoria e a prática do monitoramento de vazão de rios para obras de proteção contra enchentes com foco no mapeamento de risco hidrológico, ou seja, áreas mais afetadas por águas pluviais e, portanto, mais afetadas por rios.
- Integração estratégica
Participaram da oficina os municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjar do Jari, Vitória do Jari, Serra do Navio e Oiapoque. Outras cidades não possuem essa instituição e recebem apoio dos governos estaduais quando necessário.
- Prevenção
Historicamente, Laranjar do Yari, Oiapoque e Vitória do Yari são municípios constantemente afetados por fortes chuvas que elevam o nível das águas do rio. Nessa realidade, Cléber Cardoso, Coordenador Técnico da Proteção Civil de Laranjal do Jari, acredita ser fundamental ter a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e adquirir novas experiências.