Por Eder Brasil
“Hummm, Bolo de Murango!”
A ave mais psicótica do universo é uma criação de Walter Lantz, enquanto em terras Tucujus são os bem-te-vis que perturbam a vida, principalmente das mulheres que não querem ter bebês, no mundo dos desenhos animados o Pica-Pau ganhou espectadores em todo o mundo, e como já era de se esperar, o pássaro mais malandro e animado da televisão fez mais sucesso no Brasil.
O Pica-Pau tem o espírito tão próximo do povo do Brasil que até a sua origem tem uma pitada de jeitinho brasileiro! Na época o desenhista Walter Lantz tinha pouco dinheiro no desenho em que ele trabalhava, chamado de “Andy Panda”, era o maior sucesso do estúdio, em um determinado episódio a casa do panda iria gotejar devido uma grande tempestade, mas o Walter não tinha orçamento para fazer a animação da tempestade, então ele precisou criar algo que incomodaria muito mais do que uma grande e terrível chuva forte, foi então que o artista lembrou-se de sua lua de mel com sua esposa, quando um barulhento pica-pau os incomodou no quarto de hotel em que estavam hospedados, Walter criou o personagem do Pica-Pau, o inseriu no episódio de Andy Panda e depois do resultado perceberam que haviam criado uma verdadeira joia, que só precisava ser lapidada, para ter seu próprio espaço na telona.
Vale lembrar que muita gente já viu esse episódio sem saber que foi ali a origem do Pica-Pau, ou você não lembra do dia em que jogaram sal na cauda do pássaro maluco?
O primeiro Pica-Pau que surge é conhecido como o “Pica-Pau Biruta”, seus traços são mais simples e suas feições confirmam o apelido, em 1950, com a ascensão popular do aparelho de televisão, os desenhos animados começaram a ocupar a telinha, em 1957 foi a vez do Pica-Pau, que estreou um programa no canal ABC, foi ali na televisão que o Pica-Pau Biruta foi ficando um pouco mais controlado, afinal, a partir do momento que começou a ser transmitido nas TVs, a censura fazia com que a violência fosse diminuída já que o público infantil era bem maior.
Então, se fossemos traçar uma linha do tempo com as mudanças do personagem, poderíamos dizer que entre 1940 a 1944 foi nos apresentado o Pica-Pau Biruta, de 1944 a 1949 houve esforços para torná-lo mais amigável e daí em diante, até as suas últimas animações produzidas, o Pica-Pau foi ficando cada vez mais politicamente correto.
Nesses 83 anos do pássaro garantindo muita comédia e episódios nostálgicos, é impossível eleger qual o melhor episódio ou Qual o personagem coadjuvante é o mais legal! Só nos resta manter a esperança de que um dia possam nos dar a alegria de ver um crossover entre o Pica-Pau Biruta e o Bem-Te-Vi do Amapá.
E você, qual foi o melhor episódio de Pica-Pau na sua opinião?