Da Redação
Após intenso período de chuvas nestes dias em todo o Estado, o meteorologista do Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá) do NHMET (Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis) – Jefferson Vilhena, detalhou sobre a climatologia e previsões neste período invernoso em toda a capital.
“Estamos finalizando o mês de janeiro, e só neste período, ultrapassou a marca de 175mm, com uma média mensal normal de 300mm; ou seja, bem abaixo do esperado. Para o restante da semana, a previsão é de tempo mais aberto e com poucas precipitações de chuvas. Há um prognóstico fechando o mês de chuvas intensas, atingindo a marca de 200mm a 250mm”, disse o meteorologista Jefferson Vilhena.
Informando ainda que o mês de janeiro é o começo das precipitações em toda a região, mas há um alerta de chuvas intensas no mês de fevereiro, e a recomendação sempre, é uma atenção redobrada ao motorista e cuidados com áreas de risco, com elevação na média de 400mm, sendo o pico da estação chuvosa, compreendendo os meses de fevereiro, março, abril e finalizando maio, podendo diminuir em alguns dias ou o clima “fechar” em outros períodos.
Normalmente, as regiões mais afetadas são os municípios de Oiapoque e Calçoene, mais precisamente na região do Cassiporé, sendo a 2ª localidade mundial que mais ocorre precipitações, com altos índices do acumulado de chuvas.
O NHMET trabalha em parceria com a Defesa Civil no alerta de riscos, como alagamentos, subida do nível dos rios, velocidade dos ventos, onde os dados são primordiais para esse sistema de alerta.
Reportagem: Lanna Coelho
Imagens: Adriano Monteiro