Da Redação
A subestação São José, cuja obra foi lançada oficialmente em novembro de 2022, será a primeira subestação construída no estado dentro dos padrões do Grupo Equatorial Energia no Amapá. Localizada na região central da capital, no bairro do Laguinho, a subestação já recebeu a instalação de 2 transformadores de força de 26MVA e sete novos alimentadores em dezembro. Ao todo, a potência da nova estrutura será de de 52,3 MVA,
Em 2023, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e se concentram na implantação de uma nova linha de distribuição de 69KV, que interligará a subestação São José à subestação Santa Rita, que teve sua estrutura ampliada em 2022. A nova linha terá uma extensão de 4,5 quilômetros e 72 postes em padrão urbano que interligarão as duas subestações.
O novo projeto tem grande importância para a melhoria do fornecimento de energia da região metropolitana do estado. Com previsão de entrega para abril de 2023, a obra possui um investimento de mais de R$20 milhões e beneficiará mais de 90 mil clientes.
- Investimentos na área metropolitana
Além da Subestação São José, a CEA Equatorial também está atuando na modernização e ampliação das estruturas das subestações que compõem o sistema que atende a região metropolitana. Em 2022, foram realizadas as melhorias nas subestações Santana, Santa Rita e Equatorial.
Para 2023, também está prevista a modernização da Subestação Macapá II e no interior do estado, estão previstas as entregas das subestações Inajá e Porto Grande.
Reportagem: Neilly Flan
Imagens: Salgado Jr