Da Redação
Estima-se que no Brasil, 20% da população esteja com índices de obesidade indicada para cirurgias bariátricas. O médico reforça a importância do acompanhamento com um profissional de saúde e a necessidade de hábitos saudáveis para reduzir os riscos com outras comorbidades.
“A obesidade é um assunto de extrema importância para a sociedade e seus tratamentos. O foco é sobre o Barisus, que é a cirurgia bariátrica com atendimento pelo SUS. A sociedade vem sofrendo com a condição da obesidade em todo o Brasil, de um modo geral. Quando gera um problema de saúde pública, acarreta danos ao Estado, como hipertensão, diabetes, risco máximo de infarto, derrame, problemas nas articulações e coluna são um dos problemas encontrados”, resumiu o cirurgião bariátrico Vinícius Reis.
O empresário Marcos Galeno é um dos amapaenses atendidos pelo Programa BariSus, que está ofertando atendimentos gratuitos para pessoas com obesidade e outras comorbidades no Amapá.
Os serviços foram implantados na rede pública do Estado em setembro do ano passado, e Marcos foi um dos pacientes que passaram pelo procedimento de cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde.
“Minha qualidade de vida melhorou totalmente. Sou uma outra pessoa. Antes da cirurgia, tinha vergonha até de sair de casa. Hoje, faço caminhada, academia, natação; enfim, levo uma vida saudável, feliz e estou realizado”, disse.
As consultas acontecem aqui na unidade do Super Fácil da Zona Oeste, onde é feito todo o acompanhamento pré e pós-operatório. Desde que o programa BariSus foi implantado no Amapá mais de 200 pessoas já deram entrada no requerimento para as cirurgias e cerca de 60 pacientes já conseguiram realizar o procedimento.
O agendamento é feito apenas de maneira online no endereço eletrônico: barisus.ap.gov.br/. No site, o paciente preenche os dados pessoais e as informações sobre os índices de massa corporal encaminhados por um profissional de saúde. Após a marcação acontece a triagem e posteriormente o início do tratamento com uma equipe multiprofissional.
Reportagem: Patrick Almeida
Imagens: Paulo Leal