Equinócio FM

“Futebol Feminino Amapaense iniciará dia 9”, diz coordenadora da FAF

Da Redação

A Coordenadora de Futebol Feminino da FAF, (Federação Amapaense de Futebol), Julle Costa, participou de entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, transmitido pela rádio Equinócio FM (99,1), onde divulgou a programação, preparativos e ações para a abertura do Campeonato Estadual Feminino de Futebol, que iniciará dia 9 de fevereiro, com a participação de 5 clubes: Ypiranga, Macapá, Oratório, MV-13 e Lagoa, no estádio Zerão, com portões abertos.

“É um prazer estar divulgando o futebol feminino, e dizer que estamos prontos para a estreia do campeonato. Os clubes treinam exaustivamente para a competição, e esperando só a data chegar para dar o pontapé inicial. Abrindo uma ressalva que para disputar o Brasileiro Feminino de Futebol, apenas o melhor profissional na competição (Ypiranga, Macapá e Oratório) que disputarão a vaga. MV 13 e Lagoa são clubes não-profissionais, convidados pela FAF para o Estadual Feminino”, disse Julle.

Lembrando que todas as atletas que fazem parte de algum clube do Estado, estão aptas para fazer parte do profissional, bastando apenas o clube fazer a inscrição de todas no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

O campeonato profissional começa dia 9 de fevereiro (quinta-feira), com previsão de término em 10 de março (sexta-feira), com partida inicial entre Ypiranga x Lagoa. O 2º confronto acontece no dia 10, entre Oratório x MV-13. Ao todo, o campeonato terá 12 confrontos em 5 rodadas classificatórias.

Como as competições acontecem com portões abertos, o incentivo do torcedor nessa competição é fundamental para as atletas. O apoio financeiro também é essencial, pois um clube não-profissional é difícil manter o elenco com vestuário, material, alimentação, transporte entre outros.

Apesar do futebol feminino estar longe do patamar que se espera, o objetivo da federação é que essas atletas alcancem voos fora do estado, e quem sabe, futuramente, planos internacionais.

Nesse quesito, destacamos 2 atletas:

  • Alline Calandrini: Jogando como zagueira, teve duas passagens pelo Santos (2006/2011 e 2015/2017), jogou pelo Centro Olímpico (2012/2014), e encerrou a carreira no Corinthians (2018). Pela Seleção Brasileira, foi campeã Sul-Americana sub-20 (2008).
  • Iandra Souza: Fez toda a carreira fora do Estado, jogando pelo Vasco desde 2017. Se preparava para ir aos Estados Unidos (EUA) quando sofreu a lesão e teve que retornar ao Amapá. Surgiu o convite para o campeonato, aceitando e defenderá a equipe do Ypiranga.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo