Da Redação
Bruno Igreja, secretário da Comel (Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer), esteve em entrevista ao programa “Fogo Cruzado”, pela rádio Equinócio FM (99,1), e detalhou os avanços em relação ao esporte em 2022 e planejamento para 2023.
“Lançaremos em breve, o 1º Prêmio Comel Melhores do Ano, em especial com atuação em 2022. Uma solenidade que a Prefeitura de Macapá, através da Coordenadoria de Esportes homenageará os melhores atletas, técnicos, com o lançamento da premiação “Entidade Esporte da Galera”, feita através de votação popular. Esse prêmio irá honrar aquelas pessoas com grandes conquistas que se destacaram em todo o Estado. Entre os atletas homenageados, destacamos Venilton Teixeira, da modalidade do taekwondo, e participante da Olimpíada em 2016; Outro atleta será o nadador Jader Souza, campeão do pan-americano e 2003, e outro que esteve na Olimpíada de 2004. Na modalidade dirigente, Junior Maciel se destaca, por ser o único do Norte, atual presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e membro do COB”, disse Bruno.
A Comel abraça não só as modalidades olímpicas, mas as não-olímpicas e paraolímpicas. Esse incentivo estimula os atletas de um modo geral, onde surgem “surpresas” e esses sonhos tendem a florescer.
Em relação ao Interdistrital de futebol, sendo o maior evento de mobilização da prefeitura de Macapá, com o envolvimento de centenas de pessoas só durante as partidas. Como esse evento acontece nos distritos da capital, é intensificada com um trabalho diferenciado com visitas, cobertura logística e incentivo de um modo geral. Um exemplo é o Arquipélago do Bailique, onde apenas 3 modalidades são disputadas (Futebol masculino e feminino, voleibol de areia e o muai-thai), num universo de 34.
Esse trabalho que é intensificado pela Comel serve para conhecer a realidade do local e a inserção de novos esportes para a comunidade distrital. Será lançado em pouco tempo, o projeto “Comel na Comunidade”, onde a secretaria saírá das 4 paredes e visitará esses distritos, com visitas nos espaços públicos, onde será mapeada a realidade esportiva e comunitária, para que se possa trabalhar no fomento da região.